terça-feira, 29 de novembro de 2011

Transcrição de fatos contemporâneos para a dissertação - Professor Edgar Castro


Título: Transcrição de fatos contemporâneos para a dissertação

Professor: Edgard Castro

Disciplina: Língua Portuguesa

Turma: 801

Arraial do Cabo – RJ

Ano: 2011



Introdução:

            O presente trabalho foi realizado com a referida turma, tendo em vista a carência vocablar do alunado em questão. O objeto de pesquisa foi a Revista Carta na Escola, que postou duas matérias envolvendo temas atuais – massacre de Realengo e geração pós-HIV – as quais foram lidas pelos grupos e, a posteriori, mencionadas em redações, cuja tipologia textual escolhida foi a dissertação.
           
 Obetivos:

l        Melhorar a ortografia e respectivo vocabulario do discente;
l        Refletir sobre problemas sociais em urgência de dialética;
l        Treinar o alunado para essa inferência, quando das técnicas de interpretação;
l        Desenvolver técnicas de escrita;
l        Despertar no aluno, o sentimento de grupo.
l        Possibilitar ao alunado a utilização do classmate e suas ferramentas;

 Desenvolvimento:
l        Sensibilização sobre os temas;
l        Leitura, análise e discussão;
l        Construção de textos individuais e em grupo – classmate;
l        Após a análise do manuscrito, partimos para o classmate ;
l        Apresentação.

Recursos:

Recursos do UCA – (Editor de textos Kword, Editor de apresentação Kpresenter).


Cronograma:

 Novembro- Primeira semana: primeiro contato com o UCA e  digitação do textos manunscritos;
Segunda semana: Utilização de figuras salvas para formatar a apresentação de slides;

Dezembro – Primeira semana: Formatação final do trabalho prescrito no projeto;
Segunda semana: Apresentação final do projeto, com todos os grupos envolvidos da turma 801.



Avaliação:
 
l        Avaliar a expressão escrita e respectivo domínio vocabular, além de analisar a perspectiva e aptidão para efetivação de trabalhos em grupo, por parte do alunado (se eles demonstraram espírito de equipe);
l          Avaliar, também, o desenvolvimento da prática do discente no tocante à utilização do classmate, nas duas ferramentas propostas: editor de texto e slides.


Referências:

l        Revista Carta na Escola;
l        Pesquisa de imagens contextualizadas no Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário