Título: Transcrição de fatos contemporâneos para a dissertação
Professor: Edgard Castro
Disciplina: Língua Portuguesa
Turma: 801
Arraial do Cabo – RJ
Ano: 2011
Introdução:
O presente trabalho foi realizado com a referida turma, tendo em vista a carência vocablar do alunado em questão. O objeto de pesquisa foi a Revista Carta na Escola, que postou duas matérias envolvendo temas atuais – massacre de Realengo e geração pós-HIV – as quais foram lidas pelos grupos e, a posteriori, mencionadas em redações, cuja tipologia textual escolhida foi a dissertação.
Obetivos:
l Melhorar a ortografia e respectivo vocabulario do discente;
l Refletir sobre problemas sociais em urgência de dialética;
l Treinar o alunado para essa inferência, quando das técnicas de interpretação;
l Desenvolver técnicas de escrita;
l Despertar no aluno, o sentimento de grupo.
l Possibilitar ao alunado a utilização do classmate e suas ferramentas;
Desenvolvimento:
l Sensibilização sobre os temas;
l Leitura, análise e discussão;
l Construção de textos individuais e em grupo – classmate;
l Após a análise do manuscrito, partimos para o classmate ;
l Apresentação.
Recursos:
Recursos do UCA – (Editor de textos Kword, Editor de apresentação Kpresenter).
Cronograma:
Novembro- Primeira semana: primeiro contato com o UCA e digitação do textos manunscritos;
Segunda semana: Utilização de figuras salvas para formatar a apresentação de slides;
Dezembro – Primeira semana: Formatação final do trabalho prescrito no projeto;
Segunda semana: Apresentação final do projeto, com todos os grupos envolvidos da turma 801.
Avaliação:
l Avaliar a expressão escrita e respectivo domínio vocabular, além de analisar a perspectiva e aptidão para efetivação de trabalhos em grupo, por parte do alunado (se eles demonstraram espírito de equipe);
l Avaliar, também, o desenvolvimento da prática do discente no tocante à utilização do classmate, nas duas ferramentas propostas: editor de texto e slides.
Referências:
l Revista Carta na Escola;
l Pesquisa de imagens contextualizadas no Google.
Nenhum comentário:
Postar um comentário