sexta-feira, 8 de julho de 2011

Disciplina X Limites

Proposta Pedagógica para o uso dos Class Mates

Aula Prática no dia 06/07/2011 

Tema: Disciplina X Limites

Autora: Marcela Matta         Disciplina: Ciências    6° ano




I - Dados Gerais das turmas:

1. Diagnóstico:

Turmas: alunos do 6° e 7° anos, com idades entre 11 e 15 anos. 
Turmas: alunos do 6° e 7° anos, com idades entre 11 e 15 anos. Esses alunos são participativos embora muito agitados e barulhentos.
Parceiros: está aberto a todos os professores que como eu, sentem-se impotentes durante as aulas ministradas nessas turmas.
Condições das aulas: 10 aulas contando desde a introdução do tema para a turma até os registros sendo exibidos durante uma culminância, mais 1 dia só para a culminância do projeto.
Condições da escola: sala de aula e sala de informática.
Condições dos alunos: class mate, computadores da escola, data show.


Parceiros:  

A proposta está aberta a todos os professores que, como eu, sentem dificuldades para ministrar aulas nessas turmas.

Condições das aulas: 

10 aulas contando desde a introdução do tema para a turma até os registros sendo exibidos durante uma culminância, mais 1 dia só para a culminância do projeto.

Condições da escola:  

As atividades serão desenvolvidas em sala de aula e na sala de informática.

Condições dos alunos: 

Os alunos utilizarão os Class Mates do Projeto UCA, os computadores da escola, data show.

2. Planejamento da Ação escolhida:



Projeto Disciplina X Limites


    Introdução:
    Esse projeto é uma maneira que encontrei para entender melhor o desinteresse dos alunos pelas aulas e o grande número de notas abaixo da média em ciências.
    Minha proposta é levantar questões que façam os alunos refletirem sobre suas ações, bem como motivá-los a estudar mais.
    Para a realização desse projeto vamos utilizar recursos disponíveis na escola, que são: livros e documentos, computadores, e acima de tudo os próprios alunos.
        Objetivos:  
    Ao final desse trabalho, o aluno será capaz de compreender o motivo que o leva a ter notas baixas e principalmente, será motivado a mudar algumas de suas ações. Acreditando na mudança das ações desmotivadoras, espero que os alunos tenham aulas melhores e que aprendam a trabalhar em grupos. E de quebra, ainda aprenderão a utilizar os recursos do Linux nos class mate.
  • Discutir o tema com os alunos, apresentando os conceitos através de data show;
  • separar grupos de acordo com o interesse deles sobre o tema, para levantamento de dados e busca de respostas sobre o que acontece na escola;
  • fazer o levantamento de dados através de pesquisas e entrevistas;
  • construir através de slides e com o class mate, uma exposição sobre toda pesquisa realizada;
  • expor todo trabalho realizado.
        Metodologia:  
    Em primeiro lugar, a professora exibirá um slide contendo informações sobre o tema Disciplina X Limites. Nessa aula os alunos deverão ser motivados a discutir os porquês que serão abordados. E deverão elaborar escolher um subtema para trabalhar em grupo. Cada grupo deverá levantar questões que gostariam de saber sobre o subtema, e também como pretendem responder essas questões.
    Quando essa etapa estiver pronta os alunos deverão, em grupos, formular questões no caso de haver entrevistas. E também questões para pesquisar em livros e internet.
    Com as questões em mãos os alunos deverão ir em busca das respostas.
    Numa nova aula, os alunos receberão o class mate para construir um slide que mostre suas descobertas. Sabendo que esse slide será mostrado à todos da escola, os alunos deverão usar o máximo de ferramentas disponíveis no class mate, assim como boas criatividade e ortografia.
    Nesse ponto podemos pedir auxílio a professora de português, e se houver gráficos, pediremos auxílio a professora de matemática.
    Na última etapa do projeto, serão feitas apresentações de todo o trabalho realizado. Para isso faremos um dia de culminância.
    A cada passo, os dados levantados serão rascunhados para a professora de ciências e serão lançados no blog: cienciaemarcela.blogspot.com para que todos possam acompanhar as atividades.
        Recursos  
    Livros, internet, computadores da escola, class mate e entrevistas.
        Cronograma  
    Todo o bimestre: maio, junho e culminância em julho.

RELATO DA EXPERIÊNCIA:

 
(Marcela - projeto realizado com 601 e 701) Todo o processo foi cansativo, primeiramente porque os alunos não queriam fazer pesquisas e preparar uma atividade. Estavam muito anciosos em colocar a mão no computador. No dia da atividade ser colocada em prática, foi um alvoroço. Entretanto, após o primeiro momento de euforia, os alunos entraram no ‘espírito’ da atividade proposta e participaram atentamente e com bastante interesse.

Num contexto geral, o projeto foi um sucesso. Tanto que eles estão perguntando quando iremos usar o classmate novamente.

Fico por aqui desejando a todos o mesmo sucesso que obtive e anciosa por mais novidades.

Se estiverem dispostos a conhecer melhor o projeto que eu desenvolvi, participem do blog
www.cienciaemarcela.blogspot.com e confiram alguns dos passos realizados.
Marcela Matta









Nenhum comentário:

Postar um comentário