Proposta Pedagógica para o uso dos Class Mates
Aula Prática no dia 06/07/2011
Tema: Disciplina X Limites
Autora: Marcela Matta Disciplina: Ciências 6° ano
Tema: Disciplina X Limites
I - Dados Gerais das turmas:
1. Diagnóstico:
Turmas: alunos do 6° e 7° anos, com idades entre 11 e 15 anos.
Turmas: alunos do 6° e 7° anos, com idades entre 11 e 15 anos. Esses alunos são participativos embora muito agitados e barulhentos.
Parceiros: está aberto a todos os professores que como eu, sentem-se impotentes durante as aulas ministradas nessas turmas.
Condições das aulas: 10 aulas contando desde a introdução do tema para a turma até os registros sendo exibidos durante uma culminância, mais 1 dia só para a culminância do projeto.
Condições da escola: sala de aula e sala de informática.
Condições dos alunos: class mate, computadores da escola, data show.
Parceiros:
A proposta está aberta a todos os professores que, como eu, sentem dificuldades para ministrar aulas nessas turmas.
Condições das aulas:
10 aulas contando desde a introdução do tema para a turma até os registros sendo exibidos durante uma culminância, mais 1 dia só para a culminância do projeto.
10 aulas contando desde a introdução do tema para a turma até os registros sendo exibidos durante uma culminância, mais 1 dia só para a culminância do projeto.
Condições da escola:
As atividades serão desenvolvidas em sala de aula e na sala de informática.
Condições dos alunos:
Os alunos utilizarão os Class Mates do Projeto UCA, os computadores da escola, data show.
2. Planejamento da Ação escolhida:
Projeto Disciplina X Limites
Introdução:
Esse projeto é uma maneira que encontrei para entender melhor o desinteresse dos alunos pelas aulas e o grande número de notas abaixo da média em ciências.
Minha proposta é levantar questões que façam os alunos refletirem sobre suas ações, bem como motivá-los a estudar mais.
Para a realização desse projeto vamos utilizar recursos disponíveis na escola, que são: livros e documentos, computadores, e acima de tudo os próprios alunos.
Objetivos:
Ao final desse trabalho, o aluno será capaz de compreender o motivo que o leva a ter notas baixas e principalmente, será motivado a mudar algumas de suas ações. Acreditando na mudança das ações desmotivadoras, espero que os alunos tenham aulas melhores e que aprendam a trabalhar em grupos. E de quebra, ainda aprenderão a utilizar os recursos do Linux nos class mate.
- Discutir o tema com os alunos, apresentando os conceitos através de data show;
- separar grupos de acordo com o interesse deles sobre o tema, para levantamento de dados e busca de respostas sobre o que acontece na escola;
- fazer o levantamento de dados através de pesquisas e entrevistas;
- construir através de slides e com o class mate, uma exposição sobre toda pesquisa realizada;
- expor todo trabalho realizado.
Metodologia:
Em primeiro lugar, a professora exibirá um slide contendo informações sobre o tema Disciplina X Limites. Nessa aula os alunos deverão ser motivados a discutir os porquês que serão abordados. E deverão elaborar escolher um subtema para trabalhar em grupo. Cada grupo deverá levantar questões que gostariam de saber sobre o subtema, e também como pretendem responder essas questões.
Quando essa etapa estiver pronta os alunos deverão, em grupos, formular questões no caso de haver entrevistas. E também questões para pesquisar em livros e internet.
Com as questões em mãos os alunos deverão ir em busca das respostas.
Numa nova aula, os alunos receberão o class mate para construir um slide que mostre suas descobertas. Sabendo que esse slide será mostrado à todos da escola, os alunos deverão usar o máximo de ferramentas disponíveis no class mate, assim como boas criatividade e ortografia.
Nesse ponto podemos pedir auxílio a professora de português, e se houver gráficos, pediremos auxílio a professora de matemática.
Na última etapa do projeto, serão feitas apresentações de todo o trabalho realizado. Para isso faremos um dia de culminância.
A cada passo, os dados levantados serão rascunhados para a professora de ciências e serão lançados no blog: cienciaemarcela.blogspot.com para que todos possam acompanhar as atividades.
Recursos
Livros, internet, computadores da escola, class mate e entrevistas.
Cronograma
Todo o bimestre: maio, junho e culminância em julho.
RELATO DA EXPERIÊNCIA:
(Marcela - projeto realizado com 601 e 701) Todo o processo foi cansativo, primeiramente porque os alunos não queriam fazer pesquisas e preparar uma atividade. Estavam muito anciosos em colocar a mão no computador. No dia da atividade ser colocada em prática, foi um alvoroço. Entretanto, após o primeiro momento de euforia, os alunos entraram no ‘espírito’ da atividade proposta e participaram atentamente e com bastante interesse.
Num contexto geral, o projeto foi um sucesso. Tanto que eles estão perguntando quando iremos usar o classmate novamente.
Fico por aqui desejando a todos o mesmo sucesso que obtive e anciosa por mais novidades.
Se estiverem dispostos a conhecer melhor o projeto que eu desenvolvi, participem do blog www.cienciaemarcela.blogspot.com e confiram alguns dos passos realizados.
Marcela Matta
Nenhum comentário:
Postar um comentário