C. E 20 de Julho
Título:
INVESTIMENTO SAUDÁVEL
Professores envolvidos:
Sônia Maria da Cunha Joaquim - Disciplina: Educação Física
Acirlene Aguiar dos Santos- Disciplina: Matemática
Turma: 901
Arral do Cabo
Ano: 2011
Consideramos uma preocupação crescente dos alunos em relação aos padrões estéticos e hábitos alimentares errados. Achamos importante levar aos alunos a refletir sobre as diversas dietas alimentares existentes na mídia e a importância do bem estar físico, mental e social.
Este tema tem afetado os adolescentes atualmente, gerando os distúrbios alimentares, preconceito e o bullying.
Este projeto será desenvolvido nas disciplinas de Educação Física e Matemática com a turma 901, 9º ano do Ensino Fundamental, composta por 34 alunos.
2- Objetivos:
O aluno deverá ser capaz de:
a – Objetivos Gerais:
Desenvolver o senso crítico dos alunos em relação aos padrões estéticos impostos pela sociedade.
l Compreender a relação entre boa alimentação, saúde e qualidade de vida.
l Conscientizar os alunos sobre a importância de combater o bullying na escola.
b – Objetivos Específicos:
· Levantar questões referentes a preocupação com o padrão estético imposto pela sociedade e o que isso tem causado aos adolescentes.
· Refletir sobre seus hábitos alimentares e atividades físicas regulares e a importância destes para a sua saúde e longevidade.
· Identificar os diferentes distúrbios alimentares e compreender como estes afetam a saúde.
· Realizar o cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal) usando a fórmula.
· Refletir sobre o resultado do cálculo do IMC da turma, considerando as variáveis (etnia, idade, sexo, práticas esportivas, e etc.).
· Analisar os dados e construir gráficos comparativos em relação ao IMC da turma.
· Identificar os vilões da boa saúde.
· Expressar idéias e opiniões sobre os padrões estéticos impostos pela sociedade de consumo.
· Definir o que é Bullying e analisar as suas consequências nas relações interpessoais na escola.
3 - Metodologia:
O projeto será iniciado através de um debate em sala, onde os alunos deverão levantar questões sobre o padrão estético que é imposto, sobre os distúrbios alimentares, sobre o preconceito sofrido por quem se encontra fora desses padrões, sobre como esses padrões são estabelecidos pela sociedade de consumo..
Os alunos serão divididos em grupos e farão pesquisas sobre os principais distúrbios alimentares.
Os resultados das pesquisas serão apresentados em forma de textos que serão apresentados e discutidos em sala.
As medidas de massa corporal e altura dos alunos, serão aferidas em sala de aula, para a o posterior cálculo e confecção do gráfico dos resultados do IMC da turma, que será analisado.
Os alunos registrarão suas conclusões sobre o tema do projeto, utilizando os classmates.
4 – Recursos:
Debates, internet, computadores, quadro, fita métrica, balança, tabela, gráfico, classmates, kspread e kword.
5 - Cronograma:
O trabalho foi desenvolvido no 4º bimestre do ano letivo de 2011.
6 – Bibliografia:
http://como-emagrecer.com/calculo-de-imc.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário