terça-feira, 29 de novembro de 2011

PROJETO INVESTIMENTO SAUDÁVEL - Acirlene e Sonia


C. E 20 de Julho

Título:
INVESTIMENTO SAUDÁVEL

Professores envolvidos:
Sônia Maria da Cunha Joaquim - Disciplina: Educação Física
Acirlene Aguiar dos Santos- Disciplina: Matemática

Turma: 901
Arral do Cabo
Ano: 2011






1 – Introdução:


Consideramos uma preocupação crescente dos alunos em relação aos padrões estéticos e hábitos alimentares errados. Achamos importante levar aos alunos a refletir sobre as diversas dietas alimentares existentes na mídia e a importância do bem estar físico, mental e social.
Este tema tem afetado os adolescentes atualmente, gerando os distúrbios alimentares, preconceito e o bullying.
Este projeto será desenvolvido nas disciplinas de Educação Física e Matemática com a turma 901, 9º ano do Ensino Fundamental, composta por 34 alunos.


2- Objetivos:


O aluno deverá ser capaz de:

a – Objetivos Gerais:


Desenvolver o senso crítico dos alunos em relação aos padrões estéticos impostos pela sociedade.
l        Compreender a relação entre boa alimentação, saúde e qualidade de vida.
l        Conscientizar os alunos sobre a importância de combater o bullying na escola.


b – Objetivos Específicos:


·       Levantar questões referentes a preocupação com o padrão estético imposto pela sociedade e o que isso tem causado aos adolescentes.
·       Refletir sobre seus hábitos alimentares e atividades físicas regulares e a importância destes para a sua saúde e longevidade.
·       Identificar os diferentes distúrbios alimentares e compreender como estes afetam a saúde.
·       Realizar o cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal) usando a fórmula.
·       Refletir sobre o resultado do cálculo do IMC da turma, considerando as variáveis (etnia, idade, sexo, práticas esportivas, e etc.).
·       Analisar os dados e construir gráficos comparativos em relação ao IMC da turma.
·       Identificar os vilões da boa saúde.
·       Expressar idéias e opiniões sobre os padrões estéticos impostos pela sociedade de consumo.
·       Definir o que é Bullying e analisar as suas consequências nas relações interpessoais na escola.


3 - Metodologia:


O projeto será iniciado através de um debate em sala, onde os alunos deverão levantar questões sobre o padrão estético que é imposto, sobre os distúrbios alimentares, sobre o preconceito sofrido por quem se encontra fora desses padrões, sobre como esses padrões são estabelecidos pela sociedade de consumo..
Os alunos serão divididos em grupos e farão pesquisas sobre os principais distúrbios alimentares.
Os resultados das pesquisas serão apresentados em forma de textos que serão apresentados e discutidos em sala.
As medidas de massa corporal e altura dos alunos, serão aferidas em sala de aula, para a o posterior cálculo e confecção do gráfico dos resultados do IMC da turma, que será analisado.
Os alunos registrarão suas conclusões sobre o tema do projeto, utilizando os classmates.

4 – Recursos:


Debates, internet, computadores, quadro, fita métrica, balança, tabela, gráfico, classmates, kspread e kword.


5 - Cronograma:


O trabalho foi desenvolvido no 4º bimestre do ano letivo de 2011.


6 – Bibliografia:


http://como-emagrecer.com/calculo-de-imc.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário