Semana 1: do dia 09/08 ao dia 13/08
- Carga Horária: 4 horas presenciais
- Dia: 13/09 (sexta-feira)
- Responsáveis: Beth Bastos, Carmem Granja (Equipe de Formadores - CEDERJ/CECIERJ)
Geni Bernat, Júnia Ramalho (Multiplicadoras do NTERJ10)
Geni Bernat, Júnia Ramalho (Multiplicadoras do NTERJ10)
- Conteúdo: O que é o projeto UCA, Plano Estratégico
- Atividade(s): Elaboração do Plano Estratégico: O sonho, objetivos, desafios, resultados esperados
- Carga Horária: 4 horas presenciais
- Dia: 27/09 (sexta-feira)
- Responsáveis: Geni, Júnia e Maria Luiza
- Conteúdo: Plano Estratégico
- Atividade(s): Continuação da elaboração do Plano Estratégico: programas e ações emergenciais a serem implementadas na escola
Observação: Embora esse módulo tenha uma carga horária prevista de 4 horas, foi trabalhado em 8 horas presenciais.
MÓDULO 01: APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA
- Carga Horária: 4 horas presenciais e 2 a distância
- Responsáveis: Geni
- Dia: 06/09
- Conteúdo: Ambientação na plataforma E-proinfo
- Atividade(s):
. Teste de logins e senhas, detecção de problemas e busca de soluções
. Ambientação dos alunos na plataforma E-proinfo: preenchimentodo perfil, localização e exploração das ferramentas de interação
. Atividade 1: Fórum - Apresentação e expectativas
- Carga Horária: 4 horas presenciais e 2 a distância
- Dia(s): 07/09/2010 (Geni) e 10/09/2010(Geni, Júnia e Maria Luiza)
- Responsáveis: Geni, Júnia e Maria Luiza
- Conteúdo:
. Ambientação na plataforma E-proinfo
. Módulo 1 - Apropriação tecnológica : Tema 2 (internet, navegadores ou browsers, pesquisas na rede)
- Atividade(s):
. Continuação: Teste de logins e senhas, detecção de problemas e busca de soluções
. Continuação: Ambientação dos alunos na plataforma E-proinfo: preenchimentodo perfil, localização e exploração das ferramentas de interação
. Fórum 1 - Navegadores
. Fórum 2 - Ferramentas de busca na internet
Semana 5: do dia 13/09 ao dia 20/09
Professora Arcilene com seus alunos do 9° Ano - C.E.20 de Julho - Arraial do Cabo
- Carga Horária: 4 horas presenciais e 2 a distância
- Dia(s): 14./09/2010 (terça-feira)
- Responsáveis: Geni
- Conteúdo:
. Ambientação na plataforma E-proinfo
. Módulo 1 - Apropriação tecnológica : Tema 1 (O UCA e seus aplicativos básicos)
- Atividade(s):
. Continuação: Teste de logins e senhas, detecção de problemas e busca de soluções
. Os cursistas receberam os classmate e iniciaram o reconhecimento dos seus recursos: como ligar e desligar, aplicativos disponíveis, como salvar um arquivo, como tirar fotos
. Fórum - Mudanças na sala de aula
. Fórum - Novas descobertas
Semana 6: do dia 20/09 ao dia 04/10
- Carga Horária: 4 horas presenciais e 2 a distância
- Dia(s): 24./09/10 (Geni) e 01/10/10 (Geni/Júnia)
- Responsáveis: Geni e Júnia
Observação:
No dia 30/09 Foi feito contato com Leonardo Rosa para relatar os constantes problemas com Login e senha da turma. Metade da turma está com problemas para acessar a plataforma, o que está prejudicando bastante o andamento do curso, visto que 50% da aula está sendo usado para buscar solução para os acessos . Leonardo disse que vai providenciar solução criando uma senha nova para todos.
- Conteúdo:
. Ambientação na plataforma E-proinfo com o uso do UCA que foi distribuído para os professores no dia 24/09/2010
. Módulo 1 - Apropriação tecnológica : Tema 1 (O UCA e seus aplicativos básicos)
- O que é um sistema operacional, software livre e software proprietário
- Linux: O que é Linux, histórico do Linux, distribuições, interfaces gráficas
- O Linux Metasys
- Konqueror: o que é o konqueror, como gerenciar e criar pastas e arquivos
- Editor de textos: introdução – como abrir um arquivo e salvar
- Atividade(s):
. Continuação: Teste de logins e senhas, detecção de problemas e busca de soluções –
. Continuação: Alunos que ainda não participaram, devem interagir nos fóruns
Atividade 01: Arquivos e Pastas
1) Dentro da pasta Documentos, na Pasta do Usuário, que tal criar uma pasta com o seu nome?
Atividade 02: Salvando um arquivo na pasta
1) Utilizando o editor de textos Kword, escreva um texto falando sobre suas primeiras impressões sobre o uso do classmate, bem como do Linux Metasys e seus aplicativos. Diga se sentiu muita diferença em relação aos computadores que você está habituado a usar, fale sobre as suas descobertas, pontos positivos e dificuldades.
2) Salve o seu texto na sua pasta criada na atividade 1
3) Copie e cole o seu texto no fórum “Novas Descobertas”
. Fórum - Mudanças na sala de aula
. Fórum - Descobertas
Atividade 03: Ferramenta Diário
Após a proposta de atividade acima, registre em seu diário as facilidades e/ou dificuldades que você encontrou no Konqueror.
Semana 7: do dia 04/10 ao dia 22/10 ( Essa semana foi prorrogada em função dos feriados do mês de outubro)
I – Informações Gerais
- Carga Horária: 4 horas presenciais e 2 a distância
- Dia(s): 05./10/10 (Junia) e 08/10/10 (Geni)
- Responsáveis: Geni e Júnia
Observação:
Os problemas de login já estão sendo solucionados, os professores já começaram a se familiarizar com o uso dos classmates.
II - Conteúdo:
. Módulo 1 - Apropriação tecnológica : Tema 1 (O UCA e seus aplicativos básicos)
- O Linux – continuação
- O KOffice – editor de textos
III - Atividade(s):
. Continuação: Teste de logins e senhas, detecção de problemas e busca de soluções
Atividade 01: Linux
No material do Módulo: início > temática 01 > linux página 4 Atividade 01: Linux
Assista ao vídeo disponível na página 4 da Temática 1 – Linux, sobre “Distribuições Linux”, feito pelo programa televisivo Olhar Digital e conheça um pouco mais sobre as distribuições Linux. Procure perceber as semelhanças entre elas e a distribuição MetaSys que você está usando.
OBS: Utilize as horas a distância para visitar os links e ler os textos complementares no material do módulo que aprofundam esse tema.
Atividade 02: Fórum “Interface Gráfica do MetaSys”
No material do Módulo: início > temática 01 > linux página 6 Atividade 01: Linux
Vamos acessar o fórum no E-Proinfo intitulado “Interface Gráfica do MetaSys” e registrar as impressões sobre o processo de interação com o Sistema Operacional do laptop do Projeto UCA, ressaltando suas qualidades, facilidades e as dificuldades encontradas. Utilizaremos como base para o processo de reconhecimento deste sistema o tutorial “Interface Gráfica (KDE) Metasys”, indicado no material do módulo, Temática 1 - Linux.
Não deixem de compartilhar suas impressões com seus colegas - é importante para que possam juntos compreender os recursos presentes nesta distribuição Linux.
Atividade 03: KWord – Plano de Aula com pesquisa na internet – Local: Portfólio
Observação: Essa atividade foi modificada, está diferente da proposta original disponível junto ao conteúdo do módulo na plataforma. Fique atento as orientações do roteiro de atividades distribuído pelo seu tutor durante o encontro presencial.
1. Propomos que você crie um Plano de Aula no KWord .
Elabore um plano de aula que contemple um conteúdo de sua disciplina ou tema transversal. Nessa proposta de aula, os alunos deverão utilizar a Internet para pesquisa.
. O texto deverá atender aos seguintes itens:
a) Título: fonte: Arial, tamanho 14 pt; Centralizado
b) Corpo do texto: fonte: Arial, tamanho 12 pt; Justificado.
(Este documento não deverá ultrapassar uma página).
b) Corpo do texto: fonte: Arial, tamanho 12 pt; Justificado.
(Este documento não deverá ultrapassar uma página).
2. Salve seu arquivo com seu nome na sua pasta criada na aula anterior e compartilhe-o com seus colegas através da ferramenta de Portfólio do E-Proinfo.
O seu plano de aula deverá conter os seguintes itens:
1-Tema da aula
2- Público alvo
3- Disciplinas(s) envolvida(s)
4- Conteúdos envolvidos
5- Objetivos a serem atingidos
6- Metodologia: (como a pesquisa será proposta para os alunos?)
a) Descreva como o tema será problematizado, como irá despertar a curiosidade do seu aluno para o tema proposto
b) Defina o que deve ser pesquisado: palavras chaves;
c) Explique como será a orientação e organização dos dados encontrados na pesquisa (o que os alunos farão com os dados pesquisados? Como esses dados serão sistematizados?)
d) Pesquisas complementares
7 - Avaliação da atividade
Atividade 04: Utilizando o Portfólio
Postar o arquivo no portifólio do E –proinfo.
Atividade 05: Fóruns
Participe dos fóruns que estão ativos para interagir com os colegas
Atividade 06: Ferramenta Diário
Após a proposta de atividade acima, registre em seu diário as facilidades e/ou dificuldades que você encontrou na utilização do KWORD e nas suas pesquisas na Internet.
DIA 20/10/2010 (Quarta-feira, 10 h) – REUNIÃO NA SEEDUC COM A DAYSE
Nessa reunião, foi pedido a cada NTE que entregasse um relatório sobre o desenvolvimento do UCA na escola de sua região, bem como um relato sobre o andamento e as dificuldades e soluções encontradas para a implementação do projeto.
Semana 8: do dia 18/10 ao dia 01/10
I – Informações Gerais
- Carga Horária: 4 horas presenciais e 2 a distância
- Dia(s): 19./10/10 (Geni) e 22/10/10 (Geni)
- Responsáveis: Geni e Júnia
Observação:
Os problemas de login já foram solucionados.
II - Conteúdo:
. Módulo 1 - Apropriação tecnológica : Tema 1 (O UCA e seus aplicativos básicos)
- O Linux – continuação
- O KSpread – planilha eletrônica – o que é uma planilha eletrônica, quais as suas funcionalidades, exemplos de uso de planilha eletrônica na educação.
III - Atividade(s):
Atividade 01: Linux
Navegar na área de trabalho do Linux Metasys, explorando suas ferramentas e seus aplicativos.
Atividade 02: KSpread – Planilha Eletrônica - Portfólio
No material do Módulo: início > temática 01 > KSpread Página 2 Atividade 01: KSpread
Observação: Essa atividade foi modificada, está diferente da proposta original disponível junto ao conteúdo do módulo na plataforma. Fique atento as orientações do roteiro de atividades distribuído pelo seu tutor durante o encontro presencial.
1- Sugerimos a criação de uma planilha eletrônica com a funcionalidade de um diário escolar, utilizando a função de somatório e média para totalizar as notas dos bimestres e a média final. Publique sua planilha no Portfólio do E-Proinfo "Planilha no KSpread".
Sua planilha deverá conter:
a) Um cabeçalho com: Nome da Escola, disciplina:, professor:, série, turma
b) Nota do 1° bimestre, nota do 2° bimestre, nota do 3° bimestre, nota do 4° bimestre, somatório das notas do bimestre, média anual, resultado (aprovado ou reprovado)
Atividade 03: KSpread – Publicando a planilha no Portfólio
Salve seu arquivo com seu nome na sua pasta criada na aula anterior e compartilhe-o com seus colegas através da ferramenta de Portfólio do E-Proinfo.
Atividade 04: Ferramenta Diário
Após a proposta de atividade acima, registre em seu diário as facilidades e/ou dificuldades que você encontrou na utilização do KSPREAD.
Semana 9: 01/11 ao dia 12/11
I – Informações Gerais
- Carga Horária: 4 horas presenciais e 2 a distância
- Dia(s): 05./11/10 (Júniai) e 09/11/10 (Geni)
- Responsáveis: Geni e Júnia
II - Conteúdo:
. Módulo 1 - Apropriação tecnológica : Tema 1 (O UCA e seus aplicativos básicos)
- O KPresenter – software de apresentação – o que é um software de apresentação, que recursos ele oferece para dinamizar uma aula, exemplos de uso de apresentações digitais na educação.
III - Atividade(s):
Atividade 01: KPresenter – Software de Apresentação - Portfólio
No material do Módulo: início > temática 01 > KPresenter Página 2 Atividade 01
Observação: Essa atividade foi modificada, está diferente da proposta original disponível junto ao conteúdo do módulo na plataforma. Fique atento as orientações do roteiro de atividades distribuído pelo seu tutor durante o encontro presencial.
Sugerimos a criação de uma apresentação digital sobre você. Nessa apresentação, procure contar um pouco de sua historia, da sua vida profissional, das coisas que gosta de fazer, enfim, da sua história de vida. Siga a estrutura de slides:
a) Transparência (Slide) com o tema e seu nome;
b) Resumo dos tópicos a serem abordados (título das demais transparências ou slides);
c) Corpo da Apresentação;
b) Resumo dos tópicos a serem abordados (título das demais transparências ou slides);
c) Corpo da Apresentação;
Procure utilizar o máximo de recursos que você conhece;
Atividade 02: KPresenter – Publicando a sua apresentação no Portfólio
Salve sua apresentação e compartilhe-a com seus colegas através da ferramenta de Portfólio do E-Proinfo. Escreva o título do seu documento, uma pequena descrição e selecione o arquivo desejado. Na opção "Disponibilizar", selecione "Todos os usuários do curso". Por fim, clique no botão INSERIR.
Para dar continuidade às aulas, clique em Temática 1 e escolha outro tópico.
Atividade 03: Ferramenta Diário
Após a proposta de atividade acima, registre em seu diário as facilidades e/ou dificuldades que você encontrou na utilização do KPRESENTER.
Semana 10: 09/11 ao dia 12/11
I – Informações Gerais
- Carga Horária: 4 horas presenciais e 2 a distância
- Dia(s): 05./11/10 (Júnia) e 09/11/10 (Geni)
- Responsáveis: Geni e Júnia
II - Conteúdo:
. Módulo 1 - Apropriação tecnológica : Tema 3- Pacote Educacional
- Conhecer o Portal Domínio Público, Portal do Professor e TV Escola
III - Atividade(s):
Atividade 01: Navegar no Portal do Professor e o Domínio do Público. Conhecer os recursos existentes nesses portais educacionais.
http://www.dominiopublico.gov.br
http://portaldoprofessor.mec.gov.br
Observação: Essa atividade foi modificada, está diferente da proposta original disponível junto ao conteúdo
Atividade 02: Participar do Fórum: Como posso utilizar os recursos do Domínio Público nas minhas aulas?
Atividade 03: Participar do fórum: Comentar os recursos de tecnologia digital que achou mais interessantes para utilizar em suas aulas.
Atividade 04: Portfólio do E-Proinfo.
Utilizando o KWord, elabore um planejamento de uma aula de sua disciplina incluindo recursos do Portal do Professor e/ou Domínio Público e/ou TV Escola com links para páginas da web.
Atividade 05: Ferramenta Diário
Faça um breve relato das suas descobertas nesta aula. Fale sobre o que aprendeu de novo, suas impressões sobre os recursos estudados e se teve alguma dificuldade na elaboração das atividades.
Semana 11: 12/11 ao dia 23/11
I – Informações Gerais
- Carga Horária: 4 horas presenciais e 2 a distância
- Dia(s): 19./11/10 (Júnia) e 23/11/10 (Geni)
- Responsáveis: Geni e Júnia
II - Conteúdo:
. Módulo 1 - Apropriação tecnológica : Tema 3- Ferramentas Tux
- Tux Math
- Tux Typing
- Tux Paint e Ferramenta de Pintura KolourPaint (Editores gráficos)
III - Atividade(s):
Atividade 01: Utilizar a ferramenta “Pesquisar” para localizar as Ferramentas Tux: Tux Math, Tux Typing e Tux Paint. Experimentar cada um dos programas, identificando suas características e procurando refletir sobre o seu potencial pedagógico.
Observação: Essa atividade foi modificada, está diferente da proposta original disponível junto ao conteúdo
Atividade 02: Utilizando o Tux Paint ou o Kolour Paint, crie um desenho relacionado com uma temática de sua disciplina.
OBS: Essa proposta de atividade não precisa ser seguida de forma absoluta, mas pode ser um ponto de partida para outras idéias.
Atividade 03: Participar do fórum: Ferramentas Tux
Procurem pensar em algumas atividades que possam ser realizadas com alunos utilizando a ferramenta Tux Paint . Coloque suas sugestões no fórum do E-proinfo intitulado “Ferramentas Tux”.
Além de deixar a sua contribuição, leia e comente as sugestões dos colegas para o uso desse software.
Atividade 04: Ferramenta Diário
Faça um breve relato das suas descobertas nesta aula. Fale sobre o que aprendeu de novo, suas impressões sobre os recursos estudados e se teve alguma dificuldade com as Ferramentas Tux.
I – Informações Gerais
- Carga Horária: 4 horas presenciais e 2 a distância
- Dia(s): 23./11/10 (Geni) e 26/11/10 (Junia)
- Responsáveis: Geni e Júnia
II - Conteúdo:
Revisão dos conteúdos dados até agora.
III - Atividade(s):
Todos os cursistas deverão rever os conteúdos trabalhados até agora e verificar se há atividades pendentes.
Semana 13: 30/11 ao dia 10/12
I – Informações Gerais
- Carga Horária: 4 horas presenciais e 2 a distância
- Dia(s): 07/12/10 (Geni eJunia)
- Responsáveis: Geni e Júnia
II - Conteúdo:
Aula prática com uso do UCA na turma do 9° Ano
III – Atividade(s):
A professora Arcilene deu aula com o uso do UCA na sua turma do 9° Ano e o NTERJ10 esteve presente para dar suporte técnico e pedagógico. Os alunos experimentaram alguns recursos como os Jogos Pedagógicos (Tux Math e Tux Type), o Tux Paint e navegaram na Internet.
Estou adorando e projeto e ansiosa por colocar em prática com meus alunos!
ResponderExcluirMarcela