Conhecendo os classmates
Carga Horária: 4 horas presenciais e 2 a distância
- Dia(s): 24./09/10 (Geni) e 01/10/10 (Geni/Júnia)
- Responsáveis: Geni e Júnia
Conteúdo:
. Ambientação na plataforma E-proinfo com o uso do UCA que foi distribuído para os professores no dia 24/09/2010
. Módulo 1 - Apropriação tecnológica : Tema 1 (O UCA e seus aplicativos básicos)
- O que é um sistema operacional, software livre e software proprietário
- Linux: O que é Linux, histórico do Linux, distribuições, interfaces gráficas
- O Linux Metasys
- Konqueror: o que é o konqueror, como gerenciar e criar pastas e arquivos
- Editor de textos: introdução – como abrir um arquivo e salvar
Atividade 01: Arquivos e Pastas
1) Dentro da pasta Documentos, na Pasta do Usuário, que tal criar uma pasta com o seu nome?
Atividade 02: Salvando um arquivo na pasta
1) Utilizando o editor de textos Kword, escreva um texto falando sobre suas primeiras impressões sobre o uso do classmate, bem como do Linux Metasys e seus aplicativos. Diga se sentiu muita diferença em relação aos computadores que você está habituado a usar, fale sobre as suas descobertas, pontos positivos e dificuldades.
2) Salve o seu texto na sua pasta criada na atividade 1
3) Copie e cole o seu texto no fórum “Novas Descobertas”
. Fórum - Mudanças na sala de aula
. Fórum - Descobertas
Atividade 03: Ferramenta Diário
Após a proposta de atividade acima, registre em seu diário as facilidades e/ou dificuldades que você encontrou no Konqueror.
Vejam a contribuição no Fórum:Mudanças na sala de aula da professora
Vanessa Ribeiro Ferreira
A disposiçao nas salas de aula é, de fato, muito importante, mas, além disso, acho que podemos começar a pensar a metodologia para essas nova estrutura. O primeiro passo, acho que já vislumbramos - mudança da estrutura física. Agora acho que precisamos começar a pensar na metodologia e em como demonstrar para o aluno a respondabilidade do mesmo com o equipamento. Além disso, devemos ter em mente, que, assim como nós, os alunos não dominam a utilização do linux, cabendo, portanto, a nós ensiná-los a operar a nova ferramenta antes de pensarmos nas habilidades e competências de cada campo do saber a serem desenvolvidas
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário